A procura foi grande por informações sobre a emissão do Cartão Sênior na ação de cidadania promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic), na orla do distrito. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) participou da ação, oferecendo o serviço Passe Fácil, com a emissão dos cartões Sênior (1ª e 2ª vias) e Especial, além da credencial para vaga de estacionamento (idoso e PCD).

A ação social em comemoração aos 406 Anos de Belém também disponibilizou os serviços de verificação de pressão arterial e de orientação social, outros benefícios disponibilizados pela Fundação Papa João XXIII, como os que são oferecidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Cras).

“A importância de participar dessas ações é a oportunidade de levar esses serviços da Semob aos moradores dos distritos”, disse a titular da Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (Coau) –  responsável pelo serviço Passe Fácil -, Patrícia Ellen da Conceição.

Segundo ela, em duas horas de atendimento, foram registrados 12 pedidos de informações, desses, duas solicitações foram efetivadas para o Cartão Sênior.

“Essas ações ajudam muito a população. São importantes, pois aproxima mais a população dos serviços prestados pelo órgão. Devia acontecer uma vez por mês”, sugeriu Gilberto Martins Pessoa, 60, que esteve na ação em busca de informações sobre a 1ª via do Cartão Sênior.

A pedagoga Dione Ferreira Macedo levou a mãe Lindinalva da Silva, de 73, para solicitar a 2ª via do cartão Sênior e comentou que acha “ótimo quando essas ações acontecem, pois evita o deslocamento até Belém para ter acesso a esse atendimento”.

Nas ações descentralizadas, a Coau realizou, em 2021, mais de mil atendimentos de emissão dos cartões Passe Fácil.

Documentação para o Passe Fácil:

Para a emissão da 1ª via da meia-passagem, o estudante deve apresentar original e cópia do RG, comprovante de residência e uma foto 3×4. Criança ou adolescente que não tiverem documento de identidade, basta apresentar a certidão de nascimento;

Já para a 2ª via do Passe Especial, a pessoal precisa ter em mãos original e cópia do RG, do comprovante de residência, boletim de ocorrência ou o cartão danificado e uma foto 3×4;

Para a 1ª e 2ª vias do Passe Sênior faz-se necessário apresentar original e cópia do RG, comprovante de residência e uma foto 3×4. Para a 2ª via também precisa acrescentar o boletim de ocorrência ou o cartão danificado;

Para quem deseja solicitar a emissão de credencial de estacionamento (1ª e 2ª vias) deve apresentar original e cópia do RG ou CNH, comprovante de residência e CRLV do veículo. Para a 2ª via, acrescentar o Boletim de Ocorrência ou a credencial danificada.

 

Texto: Rosangela Gusmao
Fonte: Agência Belém/Foto: Ascom Semob